terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aquele que diz não ter preconceitos é mentiroso!

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós."
1 João 1:8
 
Parafraseando...
 
"Se dissermos que não temos preconceitos, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós."
 
Olá!

Neste semestre cursei uma disciplina chamada Psicologia da educação, ministrada pelo professor Marcelo Abreu. Desde o primeiro dia de aula foi trabalhada a questão da diversidade e individualidade. Muito se falou sobre Bullyng, preconceito, e o trabalho de conclusão do curso era fazer um blog que abordasse a  temática, que no nosso caso era a o ensino da cultura afro e indígena que se tornou obrigatório no ensino básico , pois bem, no dia da apresentação do trabalho recebi um e-mail de um dos componentes do grupo onde havia um texto, escrito por ele mesmo, onde ele falava sobre os protestantes e sua intolerância para com todas as demais religiões, principalmente as afro descendentes. No texto ele dizia  que não há espaço para o debate e o diálogo em uma comunidade protestante, antes, todos devem submeter-se, nas palavras dele, "aos ditames do pastor local". Não é de se esperar nenhuma outra reação minha que não fosse a perplexidade. Imediatamente respondi e ao chegar na faculdade o debate continuou, e o que tentei mostrar para o colega foi que ele mesmo estava sendo preconceituoso para com os cristãos protestantes/ evangélicos, e que ele refletia na verdade o senso comum das universidades e até mesmo da sociedade como um todo que tem sido bombardeadas de inverdades sobre a nossa fé!
Sinceramente não fiquei chateada com ele, embora essa tenha sido a sua preocupação, o que me assustou foi a possibilidade de outras pessoas lerem aquilo e tomarem como verdade e por isso gerar mais preconceito e até mesmo ódio de um não protestante. Porém todo este episódio serviu para que ele pudesse ver o quanto era preconceituoso e me levou a esta reflexão.
Hoje foram apresentados outros trabalhos sobre Bullyng e racismo, todos temas polêmicos, e por isso decidi escrever. A exemplo do apóstolo João que inspirado por Deus disse que aquele que diz não ter pecado é mentiro, eu faço este trocadilho: aquele que diz que não tem preconceito é mentiroso!
Infelizmente existem toda sorte de preconceito (sexual, racial, social, entre outros.) e se olharmos bem para dentro de nós encontraremos alguns com certeza. Nossa sociedade é assim, chego a me questionar se algum dia deixará de existir preconceito. Acho possível que o respeito cresça, dessa forma conseguiremos expor nossas opniões sem ferir, mas não sei sinceramente se uma sociedade sem preconceito é possível, para mim isto está mais para utopia.
Na ocasião da resposta ao colega do grupo citei o apóstolo Paulo na sua carta aos romanos, no capítulo 2, versículo 1 que diz: "portanto, você, que julga os outros, é indesculpável; pois está condenandoa si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica a as mesmas coisas.". A sociedade condena qualquer tipo de preconceito, mas está repleta deles. Ao condenarmos alguém por quelquer que seja esse preconceito, está se condenando pois é também preconceituoso.
É...cada um de nós precisamos nos arrepender e pedir ajuda ao Senhor para sermos livres dos preconceitos, e o primeiro passo é reconhecer que somos sim, preconceituosos.

Boa tarde a todos!
Débora Viana


Um comentário:

  1. Oi lindona, Glória a Deus por sua vida!! Tremenda mensagem, tremendo estudo! Que o Senhor continue a te usar mais e mais a cada dia! Sê tu uma bênção, vaso de honra és nas mãos do Pai!!! Viu não precisa ficar mais triste postei kkkkkk beijo grande uma noite abençoada pra vc!

    ResponderExcluir