terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aquele que diz não ter preconceitos é mentiroso!

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós."
1 João 1:8
 
Parafraseando...
 
"Se dissermos que não temos preconceitos, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós."
 
Olá!

Neste semestre cursei uma disciplina chamada Psicologia da educação, ministrada pelo professor Marcelo Abreu. Desde o primeiro dia de aula foi trabalhada a questão da diversidade e individualidade. Muito se falou sobre Bullyng, preconceito, e o trabalho de conclusão do curso era fazer um blog que abordasse a  temática, que no nosso caso era a o ensino da cultura afro e indígena que se tornou obrigatório no ensino básico , pois bem, no dia da apresentação do trabalho recebi um e-mail de um dos componentes do grupo onde havia um texto, escrito por ele mesmo, onde ele falava sobre os protestantes e sua intolerância para com todas as demais religiões, principalmente as afro descendentes. No texto ele dizia  que não há espaço para o debate e o diálogo em uma comunidade protestante, antes, todos devem submeter-se, nas palavras dele, "aos ditames do pastor local". Não é de se esperar nenhuma outra reação minha que não fosse a perplexidade. Imediatamente respondi e ao chegar na faculdade o debate continuou, e o que tentei mostrar para o colega foi que ele mesmo estava sendo preconceituoso para com os cristãos protestantes/ evangélicos, e que ele refletia na verdade o senso comum das universidades e até mesmo da sociedade como um todo que tem sido bombardeadas de inverdades sobre a nossa fé!
Sinceramente não fiquei chateada com ele, embora essa tenha sido a sua preocupação, o que me assustou foi a possibilidade de outras pessoas lerem aquilo e tomarem como verdade e por isso gerar mais preconceito e até mesmo ódio de um não protestante. Porém todo este episódio serviu para que ele pudesse ver o quanto era preconceituoso e me levou a esta reflexão.
Hoje foram apresentados outros trabalhos sobre Bullyng e racismo, todos temas polêmicos, e por isso decidi escrever. A exemplo do apóstolo João que inspirado por Deus disse que aquele que diz não ter pecado é mentiro, eu faço este trocadilho: aquele que diz que não tem preconceito é mentiroso!
Infelizmente existem toda sorte de preconceito (sexual, racial, social, entre outros.) e se olharmos bem para dentro de nós encontraremos alguns com certeza. Nossa sociedade é assim, chego a me questionar se algum dia deixará de existir preconceito. Acho possível que o respeito cresça, dessa forma conseguiremos expor nossas opniões sem ferir, mas não sei sinceramente se uma sociedade sem preconceito é possível, para mim isto está mais para utopia.
Na ocasião da resposta ao colega do grupo citei o apóstolo Paulo na sua carta aos romanos, no capítulo 2, versículo 1 que diz: "portanto, você, que julga os outros, é indesculpável; pois está condenandoa si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica a as mesmas coisas.". A sociedade condena qualquer tipo de preconceito, mas está repleta deles. Ao condenarmos alguém por quelquer que seja esse preconceito, está se condenando pois é também preconceituoso.
É...cada um de nós precisamos nos arrepender e pedir ajuda ao Senhor para sermos livres dos preconceitos, e o primeiro passo é reconhecer que somos sim, preconceituosos.

Boa tarde a todos!
Débora Viana


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Salmo 19:14- Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor...

"Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador! "
Salmos 19:14

Neste versículo nos deparamos com dois elementos muito importânte para a nossa comunhão com o Senhor,são eles: a boca e a mente.
Davi ora pedindo ao Senhor que as palavras de sua boca lhe sejam agradáveis, esta também tem sido a minha oração, o que me impressiona é que nem sempre isto se torna verdade em  minha vida, tem vezes em que antes de falar até sei que não deveria, mas a língua é difícil de ser domada como já dizia o apóstolo Tiago em sua epístola ..."Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo."(Tg 3:2).
Lendo este salmo hoje mais uma vez o Senhor falou ao meu coração, quando Davi fala que "as palavra de minha boca sejam agradáveis." entendi que ele pedia que sua oração fosse agradável, assim como o seu louvor, ou seja, todas as palavras que dirijomos a Deus, e muitas das vezes não paramos para pensar se Deus está se  agradando do que temos falado, principalmente em nossas conversas cotidianas, aquelas em que dizemos "só estou comentando", "mas é a verdade" e  coisas dessas naturezas. Todas essas palavras também estão diante do Senhor. Pensei cá comigo, se Deus tem contemplado todas as minhas palavras, será que as que eu dirijo diretamentre a Ele tem lhe agradado se muitas vezes as minhas palvras no dia a dia podem desagradá-lo? Realmente é algo para se parar e pensar! Bom, continuo orando, que as minhas palavras sejam agradáveis a ti Senhor, me ajude!
Outro ponto que me chamou atenção é a meditação do meu coração perante a tua face! Deus se agrada daqueles que cumprem a sua palavra, dos que se emprenham em vive-la e não apenas conhece-la. Do que adianta lermos e relermos a bíblia se não colocarmos em prática o que ela nos instrui? Será que as horas em que passamos na presença de Deus meditando na sua palavra o agradará? Será que Ele irá desejar compartilhar conosco os seus segredos se não praticarmos o que Ele mesmo tem nos ensinado? Acredito que não, será como perólas jogadas aos porcos. Bom, continuo orando, que seja agradávei a ti Senhor a meditação do meu coração, me ajuda a por em prática a sua palavra!
Espero que neste dia sejamos encorajados por esta palavra a repensar as nossas palavras e "religiosidade" e que o Espírito Santo nos ajude a vivermos de acordo com aquilo que cremos!

No amor de Deus,

Débora Viana

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Ele

Oficina G3

Se eu pudesse explicar ao mundo
O que é andar contigo, Oh Deus!
Minhas palavras não poderiam expressar
O Teu poder
O Teu imutável amor
Falar de Quem foi, que é e sempre será Deus!
Cantem os povos ao Senhor
A Ele o louvor
A majestade ao Rei dos reis
O verdadeiro Deus, o Eu Sou!
Como poderia me calar
Depois de O conhecer meu Deus
Será que alguém poderá entender
O Teu querer
Tua graça e o Teu favor
Aquele que foi, que é e sempre será Deus!
Cantem os povos ao Senhor
A Ele o louvor
A majestade ao Rei dos reis
O verdadeiro Deus, o Eu Sou!
O Teu entendimento não se pode medir
Desde o princípio anuncia o que ha de vir
Vira o dia em que a verdade se revelara
E Tua gloria a este mundo contemplará

http://www.youtube.com/watch?v=zJc7xc7jg6Y

sábado, 5 de novembro de 2011

Coração todo teu Senhor!

Boa tarde galerinha, estou postando um mensagem que postei no facebook um dia desses e gostaria de compartilhar para todos que também não fazem parte deste site de relacionamento! Um ótimo sábado a todos! ‎

"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo o coração é totalmente dele."

 II Cr 16:9a Asa era um rei que poderíamos chamar de "bom", incentivou o seu povo a largar a idolatria e a buscar ao Senhor. fortificou e edificou diversar cidades. No Cap 14 de II crônicas, versículo 2 diz que ele fez o que era bom e reto perante o Senhor. Com a ajuda do Senhor foi a guerra contra o exército de Zerá, o etíope que era composto por um milhão de homens e trezentos carros (II Cr 14:9), por confiar no Senhor foi vitorioso. Asa implantou diversas reformas religiosas deixando fluir de sua vida um verdadeiro avivamento, contudo quando se viu ameaçado por Baasa, rei de Israel, temeu e preferiu confiar em homens, aliançou-se com Ben Hadade Rei da Assíria, como "suborno" enviou tesouros da casa do Senhor e ali Asa deixou de ter o coração dedicado, consagrado a Deus. Ali o coração de Asa deixou de ser totalmente do SENHOR. "É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos homens." SL 118:8. Asa procedeu loucamente e por isso desde então houve guerra contra o seu reino. Uma nação que antes gozava de paz e prosperidade passou a viver debaixo do tormento de guerra. Ah...que o nosso desejo possa ser: Dá-me Senhor um coração que é todo teu! Porque para estes ele se mostra forte, e luta as nossas guerras e a vitória é sempre certa!!

Boa tarde a todos!!!

 Débora A. R. Viana