"Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria:
As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;
Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha;
Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem;
A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis."
Provérbios 30:24-28
É interessante notar que o sábio Salomãonão não utiliza figuras de animais grandes como o leão, que é o rei da selva, ou um tigre, ou tantos outros que só de olhar causam medo, admiração por sua força e coragem. Acredito que não foi por um acaso, creio que assim como Deus revelou ao Apóstolo Paulo em I Co 1:27: ""Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" Deus também mostrou a Salomão que ele nos ensina e usa os pequenos, frágeis, os que aparentemente são vulneráveis, mas que na realidade são fortes, hábeis, e que muito tem a nos ensinar.
Não fiz nenhuma pesquisa sobre estes animais, apenas me lembrei sobre as qualidades que qualquer um detecta ao observar um pouquinho estes animais, ou seriam insetos? kkkkk os biólogos que o digam! Então vamos lá!
As formigas por exempo; tem por características a sua total disposição para o trabalho. Não há preguiça, trabalham em todo o tempo, incansavelmente, e no inverno (que representa os dias difíceis, de escasses,de tristeza) não passam fome pois possuem alimentos que foram armazenados no verão. Não deveria ser assim conosco também? Quantas vezes vemos pessoas reclamando de dificualdade financeira, mas não trabalham, como podem querer ser prósperos? Não devolvem o dízimo, como querem reivindicar a repreensão do gafanhoto? (Ml 3:10-12), sem falar que nunca se preocupam em juntar nos tempos de abundância, conclusão no tempo das vacas magras passam necessidade(Gn 41:33-36).
Outra característica interessante é que as formigas não dormem; pelo menos ninguém nunca as viu dormindo. Alguns biológos acreditam que isso ocorre devido ao curto tempo de vida que elas possuem, algumas espécies vivem apenas três meses, e começam a trabalhar assim que nascem. Bom, nós também deveríamos ser assim, trabalhar incansávelmente para o reino, sabendo que também não sabemos o dia e nem a hora em que o nosso amado salvador irá voltar.(mt 25:13) Ele mesmo nos advertiu para que trabalhassemos enquanto for dia (Jo 9:4). Eu não sabia, mas as formigas são surdas e praticamente cegas, elas se comunicam pelo cheiro (ah...que cheiro será que temos exalado? será que temos conseguido atrair as vidas ao "nosso formigueiro"?), e quando elas estão em situação de perigo exalam um cheiro mais forte imperceptível ao homem, e assim as outras fogem entendendo que estão em perigo. Seria muito bom sempre ter atalais na torre de vigia para alertar sobre o perigo, dando assim a possíbilidade de preservação de vidas. E sabe do que mais? Em alguns países a formiga servem de comida, elas são consideradas um alimento nutritivo! Sabemos que também temos que dar frutos, e que estes devem servir de alimento espiritual. Que não sejamos como aquela figueira, que por não querer dar fruto, se tornou estéril! (mt 21:19). Rsrsrs realmente como estou aprendento com este texto, concerteza salomão sabia que edificaria muitas vidas, louvado seja Deus por esta revelação!
Passando para o próximo animal, no versículo 26 chega a vez de aprendermos com os coelhos! Então vamos lá!
Esses bichinhos tão bonitinhos, fofinhos, muito conhecido pelas nossas crianças graças a mídia que hà anos vem distorcendo o sentido da páscoa, que virou chocolate, e não morte e ressureição de Jesus, não mais a saída d Israel do Egito (passach) e a comemoração do impedimento do anjo da morte que não pôde entrar na casa dos Hebreus(mas isso é tema para outro debate). São animais frágeis, mas extremamente velozes e prudentes. Eles sobem bel alto nas rochas e lá edificam suas casas para fujir de predadores, protegendo assim suas famílias; isso me lembra do que Jesus disse sobre edificarmos nossa casa sobre a rocha, e isto só é possível quando nos tornamos cumpridores e não apenas ouvintes da palavra de Deus, fazendo assim seremos como o coelhos estaremos protegidos e as nossas famílias também! (mt 7:22-27) e o salmista ainda diz: Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu. Sl 61:2.
Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes. É senhor, faz-me fértil assim, que eu possa gerar muitos filhos espirituais como as coelhinhas!
Prosseguindo para o versículo 27 nos deparamos com os gafanhotos, bom quando penso nesses bichos as lembranças não são as melhores, imediatamente vem a minha memória o livro do profeta Joel que descreve o estrago que algumas nuvens de gafanhotO causaram.Os gafanhotos são extremamente organizados. Você já parou para pensar: o que é um gafanhoto sozinho? Nada, até mesmo uma criança é uma ameaça, tamanha é a sua fragilidade. Contudo, como falei, o livro de joel descreve a ruína de Israel após o ataque de gafanhotos, eles acabaram com toda a colheita, até mesmo a casca das árvores eles comeram, um bicho que sozinho não é nada, um ser tão frágil, mas que por saber trabalhar unido com seu bando se torna um poderoso exercíto. O relato diz que eles marchavam velozes e enfileirados, eram como cavalos. Lembro-me que no ínicio deste ano a mídia divulgou noóiticas sobre o ataque que as lavouras na Austrália estavam sofrendo de nuvens de gafanhotos, o prejuízo já era enorme. A verdade que é o povo de Deus ainda precisa aprender muito sobre unidade e precisa ainda mais urgêntemente viver esta verdade, que o Senhor nos dê graça!
No versículo 28 finalmente chega a vez das lagartixas (eca, tenho pavor de lagartixas kkkkk!!!!)algumas versões dizem aranhas, e por incrível que pareça, tenho pavor do mesmo jeito huahuahua, esses são so únicos dois bichos de que tenho medo!
Mas apesar disso tudo, habita em palácios reias! sabe porque? A lagartixa era considerada útil por comer insetos indesejaveis, por isso era aceita no palácio do rei. E nós, temos sido úteis na casa do Grande Rei Jesus? Temos exercido a nossa função no reino? ou temos sido imprestáveis, inúteis?
A largatixa possuí um mecanismo de defesa que faz com que ela corte o rabo quando se sente ameaçada por algum predador, este se regenera com o tempo. Nós também precisamos ter extratégias, armas de defesa e saber o momento certo de agir em prol da nossa sobrevivência, sabendo que ainda que saiamos feridos, com o tempo e traramento do Senhor iremos nos recuperar em nome de Jesus.
Bom, que cada um de nós possamos olhar essas pequenas criaturas e por em prática tudo o que o Senhor acaba de nos revelar, bom esse pelo menos é o desejo do meu coração!
Uma ótima noite a todos!
No amor de Deus!
Débora A. R. Viana
Esse é o meu espaço para expor minhas idéias, aqui eu posso escrever, escrever e escrever. Quando eu escrevo, eu medito também, falo comigo mesma, Deus também fala comigo e ainda falo com você que está lendo...não é d+! Eu gosto de falar, comecei a falar com 8 meses acredita? Por isso a comunicação é vital para mim. Será um prazer compartilhar com você os meus pensamentos e principalmente aquilo que Deus tem colocado no meu coração. Minhas experiências com Ele. Em fim, seja bem vindo!!!
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Tempo de abundante chuvas!!!
Boa noite face, leaim se sejam edificados, assim como fui!!! que este texto possa abençoar a cada um!!! bjs
"E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça." I Rs 18:44
Sinto que Deus está me preparando para um novo tempo, é como se eu visse uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem, mas este já é o sinal da chuva abundante que Deus tem para derramar. Estou mesmo como Israel naquele tempo de Elias (há três anos não chovia), minha terra está sedenta. Sinto no meu interior o mover das águas, elas estão brotando e em breve um poderoso rio vai fluir! Assim como foi necessário que Elias e seu discipulo persistissem em oração para que a resposta viesse, o Espírito Santo também tem me levado a persitir em oração, clamando por esta chuva, por este tempo, por mais de Deus. Muita das vezes nos encontramos na mesma situação que o povo de Israel: Acomodados! A chuva cessou e não havia quem clamasse, quem quisesse de fato uma mudança, o mesmo Elias que pediu para que não chovesse, teve que clamar pela chuva. Talvez vc esteja esperando que o avivamento começe de outro alguém, que outra pessoas clame, mas se foi vc quem fez cessar a chuva, será vc também que terá que clamar por ela! Não perca tempo, começe hoje, agora a buscar pela Presença de Deus em sua vida, quem o buscar de todo o coração o encontrará! (Jr 29:13)
Estou feliz, é assim que eu conheço o meu Deus. Ele me fala e eu obedeço, tenho prazer em ouvir a sua voz, e esse tempo Ele mesmo começou a gerar em mim, a glória é toda Dele. É o Espírito Santo que começou a gerar em mim um desejo por este novo tempo, pela sua Presença, por mais de Deus e menos de mim. Só estou compartilhando isso aqui para te encorajara buscar qual é o tempo de Deus para a sua vida, sei que tem mais, Deus tem muito a compartilhar! Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes (Jr 33:3).
Bom, estou realmente muito feliz e ansioda por este mover, por este tempo! Assim como o profeta Elias eu posso ouvir o som de uma abundante chuva!!! Que venham as àguas vivas do Senhor, que me tomem por inteiro! Aleluia, amém!
"E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça." I Rs 18:44
Sinto que Deus está me preparando para um novo tempo, é como se eu visse uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem, mas este já é o sinal da chuva abundante que Deus tem para derramar. Estou mesmo como Israel naquele tempo de Elias (há três anos não chovia), minha terra está sedenta. Sinto no meu interior o mover das águas, elas estão brotando e em breve um poderoso rio vai fluir! Assim como foi necessário que Elias e seu discipulo persistissem em oração para que a resposta viesse, o Espírito Santo também tem me levado a persitir em oração, clamando por esta chuva, por este tempo, por mais de Deus. Muita das vezes nos encontramos na mesma situação que o povo de Israel: Acomodados! A chuva cessou e não havia quem clamasse, quem quisesse de fato uma mudança, o mesmo Elias que pediu para que não chovesse, teve que clamar pela chuva. Talvez vc esteja esperando que o avivamento começe de outro alguém, que outra pessoas clame, mas se foi vc quem fez cessar a chuva, será vc também que terá que clamar por ela! Não perca tempo, começe hoje, agora a buscar pela Presença de Deus em sua vida, quem o buscar de todo o coração o encontrará! (Jr 29:13)
Estou feliz, é assim que eu conheço o meu Deus. Ele me fala e eu obedeço, tenho prazer em ouvir a sua voz, e esse tempo Ele mesmo começou a gerar em mim, a glória é toda Dele. É o Espírito Santo que começou a gerar em mim um desejo por este novo tempo, pela sua Presença, por mais de Deus e menos de mim. Só estou compartilhando isso aqui para te encorajara buscar qual é o tempo de Deus para a sua vida, sei que tem mais, Deus tem muito a compartilhar! Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes (Jr 33:3).
Bom, estou realmente muito feliz e ansioda por este mover, por este tempo! Assim como o profeta Elias eu posso ouvir o som de uma abundante chuva!!! Que venham as àguas vivas do Senhor, que me tomem por inteiro! Aleluia, amém!
Assinar:
Postagens (Atom)